Thursday, December 24, 2015

Entrando no caminho do Jodo Shinshu

Entrar no caminho do Jodo Shinshu é como tornar-se um membro dos Alcoolicos Anônimos e reconhecer: “Olá, eu sou Josho e eu sou alcoólatra”. Jodo Shinshu não diz algo como: “Olá, eu sou Josho e eu posso tornar-me um Buda”, ao invés disso, diz: “Olá, eu sou Josho, sou repleto de paixões cegas e sou incapaz de salvar a mim mesmo.”

Enquanto nas outras escolas, uma questão importante é o reconhecimento da possibilidade de cada ser tornar-se um Buda nesta vida, o Jodo Shinshu começa com um sentido de fracasso. Quando você estiver 100% convencido de que não poderá atingir o estado de Buda nesta vida, então você estará pronto para o Jodo Shinshu. Enquanto você ainda tiver na sua mente o menor pensamento de mérito pessoal ou o pensamento do tipo “talvez eu consiga”, você não poderá ver nem entrar no caminho da Terra Pura de Buda Amida.

A Terra Pura de Amida é como um país para onde qualquer um pode migrar sem o menor requerimento. Não há vistos, capacidades especiais, nem  outras qualidades. Como Shinran disse:

“Este é o caminho da prática fácil a ser seguido por aqueles de capacidade inferior; é o ensinamento que não faz distinção entre o bom e o mau.”

Então, a sangha do Jodo Shinshu é como o “clube dos idiotas” ou os Alcoólicos Anônimos em comparação com os budistas bons e legais que acreditam estar sempre calmos e prontos para iluminar-se assim como Shakyamuni.

Se você espera encontrar aqui uma passagens sobre o desapego ou como as pessoas são capazes de virtudes, bondades ou qualquer tipo de realização espiritual, então este não é o seu lugar. Mas, se você se identificar mais e mais no grupo dos alcoólicos espirituais ou aqueles incapazes de qualquer prática importante que leva a perfeição aqui e agora, em meio á sofrimentos e misérias de qualquer tipo, então este ensinamento será de grande valia e eu lhe desejo um “bem-vindo ao clube!”
Eu repito, o Jodo Shinshu começa com uma sensação de fracasso...





0 comentarii:

Dharma talks on my youtube channel