Friday, February 5, 2016

A Terra Pura é um estado de consciência ou um lugar real?

Pergunta:
Ouvi dizer que a Terra Pura é um estado de consciência  e não um local real com formas e manifestações. O que você acha?

Resposta:
Estados de consciência não excluem formas e manifestações. De fato, dependendo dos estados de consciência de uma pessoa, várias formas aparecem. Portanto, para seres não iluminados, corpos samsáricos e seus reinos originaram-se dos efeitos de seus karmas obscuros especificos. Quando uma pessoa torna-se um Buda, manifestações transcendentais surgem (veja o artigo The Three Bodies/Aspects of Amida Buddha) como efeito da Iluminação e desejo de salvar todos os seres.

Sempre haverá formas e manifestações, não importa quão iluminada ou não iluminada uma pessoa seja. Quando condições não iluminadas estão presentes, formas não iluminadas que levam á paixões e apegos, aparecem – é por isso que todos os Budas assumem corpos transcendentais e criam esferas especiais de influência chamadas de Terras Puras.

Os Budas não dependem das formas e suas mentes estão livres de formas, mas isso não significa que eles as rejeitam. Apenas praticantes iludidos podem cair na armadilha  do apego ao vazio e negação das formas ao dizer que a Terra Pura é apenas um estado da mente.

No nosso mundo samsárico tudo  é efeito do nosso karma não iluminado, então vivemos em um jardim de desejos e sofrimentos sem fim. Ao contrário disso, a Terra Pura é efeito ou a manifestação da Iluminação de Buda Amida e seu desejo de salvar todos os seres. Tudo lá conduz á Iluminação. Buda Shakyamuni claramente explicou que a Terra Pura de Amida é um local real de várias formas, insistindo que não se trata de um produto de um karma não iluminado e sim da manifestação de Amida[1]. Então, ele indicou que a Terra Pura é tanto um local real quanto um local de Iluminação.

A base do samsara feita de ignorância e paixões cegas, a base (essência) da Terra Pura é o Nirvana ou a Pefeita Iluminação. Tanto a ignorância quanto a Iluminação são acompanhadas por formas. Ignorância e paixões cegas fazem surgir vários reinos samsáricos enquanto a Perfeita Iluminação manifesta as Terras Puras. Então, a Terra Pura de Amida é o efeito de sua Iluminação e desejo de salvar todos os seres como expresso nos seus 48 Votos. Este é o ensinamento correto  sobre a Terra Pura.

Se alguém disser que a Terra Pura é apenas um estado de consciência ou que é apenas um local, esta pessoa não tem em mente o verdadeiro Dharma. A primeira variante desta visão errônea é a do “vazio niilista” e a segunda é do “apego ao vazio”, que considera a Terra Pura como um mero local samsárico. Então,  a maneira correta de definir a terra pura em linguagem humana é – o verdeiro reino Iluminado de Buda Amida.











[1] Por exemplo, ao descrever os pássaros da Terra Pura, Buda Shakyamuni disse:
“Shariputra, você não deve partir do principio que estes pássaros nasceram através da retribuição de seus males kármicos. Nenhum dos três reinos maléficos existem na Terra do Buda. Shariputra, nem mesmo os nomes dos três reinos maléficos existem lá, muito menos os reinos em si.  Estes pássaros sçao manifestações de Buda Amida para que seus cantos possam proclamar e espalhar o Dharma.”
(Sutra Maior)


0 comentarii:

Dharma talks on my youtube channel