Sunday, June 11, 2017

O Significado da Arya Sangha (Nobre Sangha) no Jodo Shinshu

traduzido do Inglês por Shaku Shinkai
(click here for the English version)

Leia este artigo primeiro:
Os três refúgios no budismo JodoShinshu -

Pergunta:
Quando você recita os três refúgios e toma refúgio na Sangha, você toma refúgio nas pessoas comuns e não iluminadas ou na Nobre Sangha, como nas outras escolas budistas?

Resposta:
No budismo mahayana, o termo Arya Sangha[1] representa a Sangha ideal, isto é, todos s seguidores de Buda, leigos ou ordenados, que tenham pelo menos  atingido o primeiro nível dos dez estágios do boddhisattva (dez bhumis)[2]. Isto é para separa-la da sangha em seu nível convencional que significa todos os monges e monjas budistas.


No entanto, se lermos o primeiro dos dez bhumis, vemos nada mais do que o Estágio da Grande Alegria ou estágio de não retrocesso, sobre o qual o Boddhisattva Nagarjuna falou no seu Discurso sobre os Dez Estágios – Dasabhumikavibhasa – e que pode ser atingido tanto pelo caminho da prática difícil quanto pelo caminho da prática fácil, ou seja, o caminho da fé no BudaAmida. A diferença é que no caminho da prática difícil, a pessoa atinge o estágio pelo poder próprio ao passo que na prática fácil, este estágio é atingido através do poder em Buda Amida (Outro Poder). Este sempre foi o ensinamento do Jodo Shinshu e Shinran shonin falou especialmente sobre o importância de entrar no estágio de não retrocesso (também chamado de estágio do Nirvana assegurado, etc) através da fé em Buda Amida.

Aqueles que entram neste estágio através do poder pessoal ganharam os méritos através de seus próprios esforços e aqueles que entraram neste estágio através do Poder de Amida, bneficiaram-se de seus méritos infinitos que foram transferidos para eles no momento em que acordaram para a fé (shinjin). Ambas as categorias são dignas de respeito porque ambas nunca retrocederão  do caminho final da Liberação ou Nirvana. Mas, como seguidores do Jodo Shinshu e devotos de Amida, quando tomamos refúgio na Sangha como parte dos Três Tesouros, fazemos isso apenas na Nobre Sangha daqueles que tem fé no Voto Original de Amida, que é, para nós, o mais alto princípio e a verdadeira razão para a vinda de Shakyamuni a este mundo. Então para nós, a Nobre Sangha significa a Sangha em seu aspecto shinjin (fé).
Também em nosso caso, Sangha em seu nível convencional representa todos os membros, leigos ou ordenados, que possam ainda não ter a fé estabelecida, mas que tomaram refúgio nos Três Tesouros e estão determinados a ouvir profundamente  o Dharma de Amida de modo a receber a fé.

O Dharma de Amida é o ensinamento que escolhemos dos vários portais do Dharma que Buda Shakyamuni ensinou ao longo de sua vida, então é natural tomar refúgio naqueles que seguem este método. Outros budistas também são irmãos e irmãs da sangha geral porque somos todos discípulos de Buda Shakyamuni, mas tomamos refúgio apenas naqueles que estão no mesmo caminho que nós. Não tomamos refúgio nos praticantes do poder próprio ainda que sejam bastante avançados, apenas naqueles que confiam completamente no Poder de Buda Amida, ainda que sejam pessoas simples e comuns[3].

 Artigo relacionado:










[1] Arya (do sanskrito, também ārya; Pāli: ariya) é um termo usado frequentemente no Budismo que pode ser traduzido como "nobre", "não ordinário", "valoroso", "precioso", etc. (wiki)
Eu não me lembro de nenhuma passagem  em que Shinran ou Rennyo tenha usado este termo.  No entanto eu decidi explicar aqui  para a pessoa que fez a pergunta e usar este termo para que as pessoas entendam melhor o significado da Sangha como objeto de refúgio em um contexto Jodo Shinshu. Na nossa escola também recitamos  os Três Refúgios quando recebemos o kikyoshiki (cerimônia de confirmação) do monge local, então é importante ter um bom entendimento sobre o que estamos fazendo. Por favor, também  leia o artigo, Os Três Refúgios no Jodo Shinshu.
[2] Os dez  bhumis são os dez estágios no caminhodo Boddhisattva no Mahayana para o Estado de Buda. O Avatamsaka Sutra refere-se a estes dez bhumis: 1) Grande Alegria (Skt. pramuditā), 2) Inoxidável. (Skt. vimalā), 3) Luminoso. (Skt. prabhākarī), 4) Intelecto Radiante. (Skt. arciṣmatī), 5) Dificil de Treinar. (Skt. sudurjayā), 6)  Manifestado. (Skt. abhimukhī), 7) Longe e Distante. (Skt. dūraṃgamā), 8) Imóvel. (Skt. acalā), 9) Sabedoria e Discernimento. (Skt. sādhumatī), 10) Núvem de Dharma. (Skt. dharmameghā). 
[3] É claro que, não apenas as pessoas comuns têm fé em Buda Amida, mas  também pessoas muito superiores e muito próximas da Iluminação. Então, se lermos com cuidado o Sutra Maior, veremos que muitos boddhisattvas avançados são parte da Nobre Sangha daqueles que confiam em Amida, então eles vêm de vários mundos e universos e nascem na Terra Pura. Porém, méritos pessoais não são importantes neste Portão do Dharma do Voto Original, então o elemento da fé (shinjin) é tudo o que importa para nós.

0 comentarii:

Dharma talks on my youtube channel